domingo, 1 de fevereiro de 2015

Volta à Barbárie
Luiz Maia

O Brasil voltou ao estágio de barbárie antes mesmo de conhecer a civilização. Vândalos, espalhados nas ruas, parecem ratos famintos na espreita para devorar o inimigo. Neste caso, o próprio homem, o semelhante indefeso. Não estão atrás do que comer, querem só depredar o que encontram pela frente: roubam, matam, destroem a esperança e a ilusão de que temos ordem e progresso no pavilhão Nacional.

Nas ruas do Recife Antigo é comum ver vagabundos vendendo drogas, praticando arrastões, infernizando a vida das pessoas. O mesmo drama se repete com os que residem no Rio de Janeiro, vítimas de agressões de marginais nas praias cariocas. Quem se arrisca a sair às ruas passará por experiências assustadoras. Os bandidos surgem de todos os lados para roubar famílias que buscam um pouco de lazer. Tudo é permitido em nome de uma suposta democracia. Uma tragédia romana em pleno século XXI, que se alastra por todo o território nacional.

A explosão demográfica, nas camadas pobres da sociedade, é um alto preço para a sociedade pagar. O governo não se preocupa com a gravidez de mães carentes, é omisso. Ampliar o acesso à informação para se evitar a gravidez indesejada é importante no combate à miséria, evitando a vinda ao mundo de filhos cujos pais não reúnem condições para criá-los. Falta competência para planejar o País. Apesar dos 39 ministérios, nenhum se dispõe a melhoria da educação, a implantar políticas públicas de acesso às modalidades esportivas. Se não oferecem oportunidades às crianças de rua, a consequência imediata é o surgimento de graves mazelas sociais.

A continuar desta forma, em breve os bárbaros vão nos proibir de sair de nossas casas. Cobrarão pedágios para nos permitir ir ao trabalho, levar nossos filhos ao colégio ou comprar o pão na esquina. Você será obrigado a ouvir funk, axé e sertanejo sem poder reclamar. Se prestar queixa, vão rir de você. Pagamos pela passividade de um povo diante de um País sem ordem e progresso, tomado pela corrupção.

Luiz Maia
Literatura & Opinião! (Blog pessoal)
http://literaturaeopiniao.blogspot.com.br/

Literatura & Opinião! (Site pessoal)
http://www.luizmaia.blog.br/

Autor dos livros "Veredas de uma vida", "Sem limites para amar", "Cânticos", "À flor da pele" e "Tamarineira - Natureza e Cidadania. Recife-PE.


"É preciso entender que o sentimento de indignidade é saudável às pessoas. Aquele que pensa no bem estar coletivo se livra do egoísmo que o aprisiona. Colabore você também para que tenhamos um mundo melhor."

Nenhum comentário:

Postar um comentário