sábado, 2 de agosto de 2014

Máximas - Pensamento Vivo

Por Luiz Maia*

"A vontade em traduzir sentimentos em palavras vem e volta e eu ensaio uns versos sem a preocupação de produzir, mas de dizer tudo aquilo que neste momento estou vivendo. Minha inspiração vem de momentos de sonhos, instantes de paz, momentos de pura saudade. Já vivi muito, sorri e chorei na mesma intensidade. Amei, fui muito amado, talvez traído como todo mundo um dia foi. Amei, mas também já sofri demais e perdoei. Afinal, quem seria, na realidade, esse alguém que só escreve o que realmente vivenciou? Hoje percebo que, sem intenção alguma, fiquei escravo de meus versos..."

"Amam-me (quando me amam) ou me odeiam pelo que escrevo. A imaginação faz de mim algo que não sou. Apenas já vivi quase tudo e agora todo o meu amor eu coloco nas poesias. E justamente nesse meu gosto pela escrita que nos encontramos e nos amamos mais uma vez. Essa paixão de quem encontra no outro um elo de ligação pelas afinidades, pela eterna saga de sonhar e se fazer personagem desse sonho."

"Quem penetrar nos labirintos da complexidade humana vai conhecer um vasto arsenal para estudo. Expoentes como Freud, Jung e Shakespeare codificaram alguns aspectos do variado comportamento humano à luz da emoção e da razão que despertam em nós. Poderia parecer estranho alguém dizer que sente dor por viver um grande amor. Mas não há incoerência nisso. Amar não é navegar em mar de rosas. Quem ama busca sempre o equilíbrio na relação. Amar é entrega sem esperar nada em troca. Exercite o hábito de ser feliz fazendo o outro feliz também."

"As mulheres sabem tudo sobre os homens. Elas têm a percepção aguçada daquilo que se passa à sua volta. Percebem o que está por trás do olhar de um homem e conseguem até sorrir aparentando não ser com elas. Refiro-me aos nossos olhares em vão, quando elas passam na rua e teimamos em apreciar suas curvas singelas. Acho natural a forma como reagem com certa indiferença ou quando se mostram alheias a um galanteio qualquer, expressando um sorriso maroto sem maiores consequências. Eu acho muito interessante. Eu amo tudo isso, até a natural e compreensível 'indiferença' quando se mostram alheias ao olhar masculino. As mulheres, em sua maioria, são reativas como se todo homem não merecesse confiança. O que acontece é que as mulheres, mesmo sendo amigas, são muito competitivas. Dizem que quando ela se arruma é para se mostrar a outras mulheres, espécie de vaidade para "marcar território". Uma questão cultural que se arrasta desde os primórdios."

"Sou um sonhador, um romântico ultrapassado. Uma pessoa simples, passional e amiga. Sonho viver numa sociedade onde as pessoas não tenham vergonha de olhar no rosto do outro e poder dizer que as amam, onde a pureza de sentimentos deixe de ser utopia."


"Vejo na beleza das jovens mulheres algo interessante que salta aos olhos. Já as maduras, experientes em vários aspectos, carregam consigo uma sensualidade que, sabiamente explorada, consegue se sobrepor às mais novas, ainda imaturas. Confesso que eu gostaria de passar um dia inteiro enaltecendo a beleza da mulher. Eu não falo nada de novo. Traduzo apenas um pouco do que imagino ser parte importante do universo feminino."

"Nem sempre conseguimos entender o silêncio dos amigos. Talvez seja isso. Acostumados com a presença e as palavras, quando eles silenciam nos assustam. Deve ser isso. Esquecemo-nos que também no silêncio a amizade se mantém viva."

"Grande é a alma das pessoas que enxergam a beleza que há nas entrelinhas de um sentimento por mais simples que seja, mesmo que tenha sido vivido num momento de muita saudade por pessoas que eventualmente tenham nos deixado para trás, como as estrelas errantes que sem nos avisar deixam de repente de brilhar."

"É difícil conceber que todos precisamos aprender a viver sozinhos, curtir a solidão que nos ensina a necessidade de ouvir mais vezes o silêncio que vem da alma. Sem essa introspecção diária fica difícil resolver essa questão. A vida nos diz que dentro de nós mora uma imensa solidão e que é preciso admitir essa verdade para podermos compreender melhor o outro e aprender com a vida. Aprender, sobretudo, sobre nós mesmos."


"Há muitas verdades no mundo, todas precárias e provisórias. Aceitemos a complexidade da vida, esta que faz o homem agigantar-se no mundo e vencer os maiores obstáculos. Vale a pena acalentar a esperança para que um novo tempo possa surgir diante de nós."

Luiz Maia
Literatura & Opinião! (Blog pessoal)
http://literaturaeopiniao.blogspot.com.br/

Literatura & Opinião! (Site pessoal)
http://www.luizmaia.blog.br/

Autor dos livros "Veredas de uma vida", "Sem limites para amar", "Cânticos", "À flor da pele" e "Tamarineira - Natureza e Cidadania. Recife-PE.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário