quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Governo acuado, sem rumo, perdido

Por Luiz Maia

Usando vestido claro, abolindo o habitual vermelho, rosto carregado de maquiagem, assim a Presidente Dilma Rousseff fez um pronunciamento à nação, na noite da sexta-feira, 21 de junho de 2013, pressionada por causa das recentes manifestações públicas ocorridas em todo país. Tratou de reforma política, da necessidade de dialogar com as "vozes da rua", reconheceu a grave crise de representação. A presidente falou, mas não convenceu. Não trouxe nada de novo ao que costuma falar em seus discursos.

Na semana seguinte, a presidente Dilma Rousseff, em reunião com governadores e prefeitos, no Palácio do Planalto, anunciou cinco pactos nacionais. Não contava, porém, com a péssima repercussão das medíocres propostas apresentadas. Ao deixarem o encontro, muitos governadores lamentaram o viés das medidas que nem de longe atendem às reivindicações que têm dominado as manifestações populares. Estão todos perdidos. Não souberam entender o claro recado da sociedade.

A presidente deveria fazer o mea culpa, reconhecer que, desde que o seu partido assumiu o poder, passou a ficar conhecido pelos escândalos que protagonizou. Admitir que a ineficiência é a marca maior de sua gestão, que mantém 39 ministérios e mais de 25 mil militantes, sorvendo os recursos públicos. Assumir que há um colapso em áreas vitais: saúde, educação, transporte e segurança pública. Será que o seu governo não sabe que as pessoas passam até quatro horas por dia no trânsito, amontoadas em ônibus, trens e metrôs lotados, ou imobilizadas em seus próprios veículos?

Não se pode crer que a presidente não tenha percebido que a sociedade não suporta mais assistir calada à falência do Estado brasileiro. Por que não escuta o grito do povo contra o seu governo que tenta manobras, inacreditáveis, ​​através de Emendas Constitucionais, como a PEC 37, visando encobrir alguns dos maiores escândalos de corrupção no país, que só vieram à tona por causa das ações do Ministério Público Federal? É lamentável que a presidente Dilma feche os olhos para a realidade do nosso país.

As ações propostas pela presidente assemelham-se mais a uma jogada de marketing. São inócuas e não respondem ao clamor das ruas. Vale aqui lembrar a história das lutas empreendidas pelos povos. Numa das manifestação mais louváveis, os franceses tomaram para si a responsabilidade de transformar o seu país em algo decente para se viver. Refiro-me à "Queda da Bastilha", ocorrida na França, em 1789. A Revolução Francesa começou com revoltas populares, como as que vêm acontecendo no Brasil. Nunca é demais saber traduzir os sinais emitidos pelo povo nas ruas!

Luiz Maia
Literatura & Opinião! (site pessoal)
http://www.luizmaia.blog.br/
Autor dos livros "Veredas de uma vida", "Sem limites para amar", "Cânticos", "À flor da pele" e "Tamarineira - Natureza e Cidadania. Recife-PE.

"É preciso entender que o sentimento de indignidade é saudável às pessoas. Aquele que pensa no bem estar coletivo se livra do egoísmo que o aprisiona. Colabore você também para que tenhamos um mundo melhor."

Nenhum comentário:

Postar um comentário